Mais sobre MOOCs - perspectiva educacional

A educação à distância vem recebendo destaque e atenção de modo crescente na última década, e por isso muito tem se debatido e teorizado os modos de aplicação de métodos de ensino, o envolvimento professor-aluno à distância, a eficiência, os prós e contras desse novo paradigma de aprendizagem.

Sobre os cursos MOOC, trazemos aqui uma perspectiva acadêmica sobre o assunto.



Stephen Downes - Referência em pesquisas sobre aprendizagem digital, defensor da incorporação das novas tecnologias à educação e criador do primeiro modelo de MOOC, com seu curso Connectivism and Connective Knowledge. 

Nesta postagem de seu blog pessoal (em inglês), ele comenta sobre as relações de estudantes em um espaço de MOOC segundo suas observações próprias. Seu objetivo aqui é esclarecer que conforme as relações entre os alunos se expandem ou concentram, a dinâmica de aprendizagem é alterada drasticamente.
A característica mais interessante de um curso MOOC é justamente a possibilidade de relacionar diferentes perfis de estudantes, e interagir pontos de vistas variados sob um mesmo tópico. A diversidade cultural, de línguas e de perspectivas é o que torna a experiência neste curso um ponto forte na aprendizagem não apenas tecnológica ou prática do conhecimento, mas de relacionamento com outros alunos.

Outro tópico levantado é a intensidade de fluxo de informação, a quantidade de material disponível que é certamente muito além do que qualquer aluno pode absorver. É necessário compreender que nem tudo pode ser acessado por uma só pessoa, e isso não é um problema, mas apenas um acontecimento natural e previsível que não prejudica em nada o desenvolvimento do aluno.


O post no blog pessoal de Stephen Downes: http://halfanhour.blogspot.de/2013/01/what-makes-mooc-massive.html

Acesso gratuito a seus livros sobre E-Learning e mais assuntos relacionados à aprendizagem digital. http://www.downes.ca/me/mybooks.htm


Segue também um estudo acadêmico sobre as raízes pedagógicas utilizadas nos MOOCs.
"The pedagogical foundations of massive open online courses" por David George Glance, Martin Forsey, e Myles Riley
http://journals.uic.edu/ojs/index.php/fm/article/view/4350/3673

Nenhum comentário:

Postar um comentário