O que são Massive Open Online Courses?

Caso você ainda não conheça, é melhor familiarizar-se com o termo MOOC, de Massive Open Online Courses, eles representam uma revolução no ensino digital e globalizado.

Oferecidos em plataformas online, os cursos MOOC são gratuitos (em sua maioria) e disponibilizados por grandes universidades públicas e particulares do mundo inteiro.
Você pode fazer um curso e receber seu certificado digital emitido pela Universidade de Stanford, por exemplo, sem precisar sair de casa ou gastar um centavo por isso.

Diversas áreas do conhecimento são contempladas com MOOCs, e os requisitos básicos para cumprir estes cursos são: um computador com conexão à internet,  interagir com outros alunos por fóruns, e de acordo com o curso cumprir com as atividades exigidas.

MOOCs representam a interação digital como característica marcante. Conectar-se ativamente com outros estudantes interessados por grupos de estudos, através de fóruns ou redes sociais é de extrema importância para o desenvolvimento do aprendizado.






É claro que a maior parte dos cursos e das discussões entre alunos de todos os cantos do mundo depende de algum domínio sobre a língua inglesa, então não podemos deixar de comentar. No entanto, isso não é um grande problema. Em todos os cursos, uma prática espontânea é a criação de grupos de alunos unidos por sua língua ou nacionalidade, então, mesmo quem não tenha muita noção do Inglês pode se aventurar com boas chances de encontrar apoio neste quesito.

Ainda mais, universidades de diversos países oferecem cursos em sua língua nativa, a exemplo da plataforma Veduca no Brasil, da Iversity na Alemanha e mais.

Sugerimos que você, professor ou estudante de qualquer área, conheça mais sobre estas plataformas e os diversos cursos oferecidos. Algumas indicações são:

Veduca - cursos oferecidos por: USP, UNESP, UNICAMP, Oxford, Yale, Berkeley, Harvard, etc.
Coursera - cursos oferecidos por: Berklee, Oxford, Harvad, PennState, Georgia, Tel Aviv, École Polytechnique, etc.
Iversity, Udacity, Khan Academy



Nenhum comentário:

Postar um comentário